rua jose vilar, 3040                        ladrilho.au@gmail.com

                                                             cnpj: 23.893.525/0001-07                              fortaleza, ce - brasil                       T +55 85 99176-9169     

ladrilho urbanismo & arquitetura

Concurso Parques Águas Claras - DF 

Área: 18.5 ha

Endereço: Águas Claras - Distrito Federal

Equipe: Ladrilho, Nícia Bormann, Fernanda Rocha, Tulio Paracampos, Newton Becker, Carolina Moura, Leonardo Ferreira e Roberta Dultra

Consultorias: Engº. Raimundo Calixto e Engº. Paulo Cunha

Imagens: Shaiane Viana

O desafio que se coloca para a proposta apresentada é inverter a abordagem de enfoque do local da intervenção, da perspectiva de parcelamento, sistema viário e modais de transporte (infraestrutura cinza), que recortam e dividem a paisagem, para outra, no qual se destacam e reforçam os espaços verdes e veredas de água (infraestrutura verde e azul), que unem e conectam os diferentes componentes desta paisagem em um continuum.
                    
Propõe-se a conexão dos oito trechos do Parque Central entre si, ao seu entorno e ao Parque Sul através do reconhecimento do suporte biofísico- relevo, escoamento superficial e vegetação (topografia+declividade+vegetação existente). A esta estrutura geradora da distribuição de funções (zoneamento+fluxos+conexões) se sobrepõem usos e ocupações do entorno, apoiando a organização do programa dado.
                    
Assume-se o pressuposto do conjunto de parques (Central e Sul) como um provedor de serviços ambientais, dentre os quais, o manejo de águas, definidas a partir de Macro e Micro Estratégias Verde Azul. 

masterplan proposto